Desde 1943, uma casa de família que guarda 3000 hectares de Alentejo. Um local único que dá origem a surpreendentes vinhos de qualidade superior, com origem num microclima que afeta positivamente as vinhas plantadas desde 1998. Uma história que sempre se pautou pelo rigor, exigência e atenção aos mais pequenos detalhes.
- 
									    1943Aquisição do Monte da RavasqueiraA propriedade foi adquirida por D. Manuel de Mello como casa de família e retiro fora da cidade. 
- 
									    1966Falecimento de D. Manuel de MelloQuando o patriarca faleceu, o Monte da Ravasqueira passou para José Manuel de Mello, um dos seus filhos, que ali se dedicaria à agricultura, ao apuramento da raça do Cavalo Lusitano e à plantação de vinha. Nesta casa cresceram os seus 12 filhos, que hoje lideram o Grupo José de Mello. O Monte da Ravasqueira tornou-se, ao longos dos anos, muito mais do que uma casa de família, empregando, a dada altura, mais de 300 pessoas da região de Arraiolos. 
- 
									    1996Campeões do Mundo de AtrelagemUm feito alcançado, a quatro cavalos, por uma equipa de Cavalos Lusitanos do Monte da Ravasqueira, conduzida por Feliz Brasseur, em Waregem, Bélgica, naquela que foi a primeira grande vitória de Cavalos Lusitanos numa competição hípica mundial. 
- 
									    1998Plantação das primeiras vinhasFruto de uma paixão, José Manuel de Mello dá início ao seu projeto de vinhos, plantando as primeiras vinhas no Monte da Ravasqueira. 
- 
									    2001Primeira vindimaQuatro anos após serem plantadas as vinhas, a família vindimou aquele que seria o primeiro vinho. Engarrafado e rotulado como MR, este vinho nunca chegaria ao mercado, sendo hoje considerado uma relíquia de grande simbolismo no seio da família e dos colaboradores da Ravasqueira. 
- 
									    2003Lançado o primeiro vinhoDa colheita de 2002, chegou ao mercado o primeiro vinho da Ravasqueira. Um vinho tinto que foi comercializado até meados de 2017. 
- 
									    2005Lançado o Vinha das RomãsNasce em 2005 um ícone da Ravasqueira. Um single vineyard com origem em pouco mais de 7,5 hectares de uma vinha muito especial onde, antes de existir Touriga Franca e Syrah, havia um pomar de Romãs que muita influência teve num vinho que desde cedo se impôs como um dos grandes vinhos alentejanos. 
- 
									    2009Falecimento de José Manuel de MelloCom o falecimento de José Manuel de Mello a 16 de setembro, ficou por cumprir um dos seus objetivos de vida: fazer da Ravasqueira uma referência incontornável na produção de vinhos do Alentejo. É essa a principal motivação dos seus 12 filhos que optaram por dar continuidade à produção e comercialização de vinhos, homenageando o pai em cada vinho, mas especialmente em cada garrafa da gama Heritage. 
- 
									    2012Um novo cicloEm 2012, Pedro Pereira Gonçalves, assume o desafio de repensar a estratégia da empresa, apostando no crescimento sustentado da marca, com o objetivo de a tornar uma referência incontornável do Alentejo. 
- 
									    2016Novas marcasConcretizando um dos vetores principais da estratégia da Ravasqueira, tem início um processo de criação de marcas Premium, nascendo assim algumas das marcas preferidas do consumidor. É o caso das marcas Guarda Rios, Coutada Velha, Dona Vitória e Mocho Galego. 
- 
									    2021Nova identidade RavasqueiraA Ravasqueira apresenta uma imagem ajustada ao mercado, e inclui algumas novidades como os vinhos Encantado e o Vinha das Romãs Blanc de Noirs. Mais um passo para se aproximar do consumidor tanto a nível nacional como nos mercados de exportação. 
Uma história em cada garrafa. Os vinhos da Ravasqueira nasceram de um sonho, e diariamente tudo é feito para honrar este sonho que se cumpre através de uma cultura de superação, exigência e profunda admiração pelo Alentejo. No rótulo de cada garrafa relembramos José Manuel de Mello e a sua paixão e dedicação à arte de produzir grandes vinhos. Lembramos com saudade, mas acima de tudo com muita responsabilidade todos os ensinamentos que deixou.
 
 
											